sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Minha Crítica de Harry Potter

ATENÇÃO, SPOILERS

Acabei de voltar da pré-estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte. O filme foi muito bem feito. Claro que houve algumas falhas como adaptação, mas eu já desisti de ver um filme completamente fiel ao livro. No começo da sessão a sala inteira parou de respirar, todos estavam concentrados na tela. Durante o filme inteiro, a platéia riu, chorou e gritou em uníssono, uma das melhores sessões de cinema que eu já presenciei. No entanto, ao sair da sala a impressão que mais me marcou é que o filme não foi tão emocionante como prometia ser. De fato, é estranho eu afirmar isso, principalmente levando em conta que eu mesma chorei. A verdade é que a trilha sonora, apesar de ter sido muito bem criticada até agora, me decepcionou profundamente. Isso foi o que mais me incomodou. Em momentos que a platéia se segurava na cadeira, como o ataque de Nagini em Godric's Hollow ou a perseguição na floresta, a música, quando presente, não transmitia a emoção que deveria transmitir. Afinal, essa é a função de uma trilha sonora.

Quanto às adaptações que deixaram a desejar, eu achei muito fraca a participação do Rony durante a tortura da Hermione. No livro a cena é descrita pelo Harry como se o Rony estivesse literalmente subindo pelas paredes, gritando desesperadamente a cada sinal de que Hermione estava sofrendo nas mãos de Bellatrix. No filme, o que acontece? Ele diz que eles não podem deixá-la sozinha. POR FAVOR!!!! Ele é louco de amor pela menina há anos e quando vê que ela está sendo torturada ele simplesmente acha que eles "não podem deixá-la sozinha com a Bellatrix"? Me poupe! Não estou de maneira alguma criticando a atuação do Rupert Grint, eu o acho um ator sensacional.

Aproveitando o assunto, onde foi parar o momento em que eles dançam, no casamento? Colocar o Harry e a Hermione dançando em uma cena que, apesar de fofa e bem intencionada, foi super exagerada, intensa e deixou a impressão de que realmente existe um clima entre os dois: sim. Mostrar que o Rony finalmente tomou uma iniciativa: pra que, né? Inclusive, cadê a preocupação do Harry em relação à Gina? Aquela, sabe, que faz ele olhar o Mapa do Maroto todos os dias pra ver se ela está bem? Se ao menos isso tivesse aparecido no filme, já daria uma amenizada no clima que ficou depois da dança entre os dois amigos. Outras passagens que eu senti falta foram a gentileza do Harry com o Monstro e a menção da carta da Lily.

Por último, achei o ritmo do filme meio corrido no início e em algumas outras cenas. Não deu nem tempo de chorar pela Edwiges, pelos pais da Hermione ou pelo túmulo dos Potter (mentira, eu sempre encontro tempo pra chorar por eles), porque você mal começava a sentir a emoção da cena e já mudava pra outra! Agora chega de falar dos defeitos do filme, a maioria é até compreensível. Eu só não consigo perdoar a falha na trilha sonora e a falta de emoção do Rony na cena da tortura.

Os atores, para variar, estavam sensacionais. Todos eles! Até mesmo o Daniel Radcliffe e a Bonnie Wright, que costumam me decepcionar, estavam ótimos! Emma Watson então, se superou. Acho que foi a melhor atuação dela em todos os filmes, e ela sempre foi muito boa. Helena Bonham Carter eu nem encontro palavras para descrever. Senti falta do Alan Rickman nesse filme. Ele me faz adorar o Snape, mesmo não sendo um dos meus personagens preferidos. E antes que eu me esqueça, os efeitos especiais e a fotografia: dignos de Oscar. Eu me apaixonei pelos cenários, e a edição que eles fizeram para dar a noção de tempo também ficou excepcional.

Espero que no próximo alguns fatos esquecidos nesse filme, como o passado de Dumbledore, sejam mais explorados. E por favor, que a trilha sonora melhore. No mais, o filme estava sensacional. Uma cena que eles inventaram e que eu AMEI foi a Hermione tocando piano com o Rony. Que coisa fofa foi aquela?! Uma das minhas cenas preferidas, junto com o reencontro dos três depois da cena dos sete Potters. Tem coisa mais fofa que Rony e Hermione e o Golden Trio? Tem: as minhas irmãzinhas, mas acho que vocês pegaram a idéia.

Xoxo,
P.



Nenhum comentário:

Postar um comentário