segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mais Uma Vez: O Fim

Hoje eu acabei de reler Harry Potter e As Relíquias da Morte e mais uma vez senti aquela sensação estranha, uma mistura de melancolia e insatifação que eu sempre sinto quando termino uma saga. Três anos atrás eu fiquei sem saber o que fazer com o fim de Harry Potter. Parece meio idiota, mas de repente as páginas tinham acabado e eu percebi que nunca mais surgiria algo novo sobre essa história que cativou não só a mim, como milhões de pessoas, por mais de dez anos. Tudo bem que "nunca" é uma palavra muito forte. De repente dá a louca na J.K Rowling e ela resolve continuar escrevendo. Eu não reclamaria, contanto que não seja sobre os Marotos. Por que? Simplesmente porque eu adoro a história deles.

"It's the end of an era"

Impressionante como muitas vezes a histórias dos pais me fascina muito mais que a dos filhos, por mais que eu também seja apaixonada pela segunda. Nós já temos várias informações sobre a personalidade e muitos fatos que envolvem Lily, James, Lupin, Sirius, Pedro e Snape, o suficiente para imaginarmos a nossa própria história. Não só uma, como várias versões do que aconteceu com eles. São as famosas FanFics. Particularmente, eu já imaginei várias histórias, já até escrevi partes delas e pretendo continuar escrevendo. Por isso eu acho melhor deixar essa história por nossa conta, ao invés de existir algo definitivo, que talvez nem satisfaça nossas expectativas. Para que limitar a magia?

Mas voltando ao fim, é estranho você acompanhar uma história, os personagens, as mudanças, as emoções... praticamente a vida de pessoas que, apesar de fictícias, passam a fazer parte da sua própria vida. E de repente, acabou! Na prática ainda tem os filmes e nós podemos reler os livros sempre que quisermos, mas para aqueles que passaram a infância e toda a adolescência acompanhando a mesma saga, é um choque. Pelo menos é como eu me sinto. Acho que a minha geração foi uma das mais afetadas. Eu já acompanhei outras histórias: livros, filmes, seriados, mas nenhum deles é como Harry Potter, por mais tempo que eles durem ou por mais que eu goste deles, não é a mesma coisa quando existem tantas outras coisas para se importar. Não acho que eu vá sofrer um choque quando Gossip Girl acabar, ou Vampire Diaries, ou Eragon. Essas são simplesmente histórias legais. Harry Potter é um mundo inteiro, do qual nós fizemos parte a cada página lida. Eu não sou a primeira pessoa a dizer coisas assim, nem serei a última.


É disso que eu estou falando*

Agora vem a parte brega do post, mas não dá pra não escrever: por mais que o fim teórico esteja próximo, a magia perdurará enquanto houver pessoas que se apaixonam por esse mundo. Eu tenho certeza que todas as crianças, hoje quase adultos, que acompanharam as aventuras do trio mais famoso do mundo farão a sua parte para que as próximas gerações também façam parte desse mundo fantástico. Eu, pelo menos, espero conversar sobre os livros com os meus filhos e talvez até netos. Desculpem se o post ficou muito pottermaníaco. Eu não vou tentar colocar em palavras o que eu sinto em relação a esta saga, só aqueles que possuem uma afeição semelhante conseguem me entender.

Xoxo,
P.


*
"Havia uma garota que veio até mim outro dia na rua (...) Ela devia ter por volta de vinte e poucos anos, e ela me disse 'Você é a minha infância' Uma das coisas mais legais que alguém já me disse."

Nenhum comentário:

Postar um comentário